12.1.12

Resenha: Trilogia Mundo de Tinta

"Há muito tempo Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante noturno finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição - Mo tem uma habilidade estranha e incontrolável: quando lê um texto em voz alta, as palavras tomam vida em sua boca, e coisas e seres da história surgem como que por mágica. "

A Trilogia Mundo de Tinta é composta pelos livros "Coração de Tinta", "Sangue de Tinta", e "Morte de Tinta" da autora alemã Cornelia Funke. Cada um dos livros é particularmente diferente do outro, porém, as três histórias se baseam em um mesmo ponto em comum: as habilidades de leitura de Meggie e seu pai, Mortimer.

Já imaginou se você pudesse dar vida seus personagens preferidos apenas com sua voz e as palavras certas ? Nisso se baseia "Coração de Tinta". E se você arrumasse uma passagem entre as letras para o universo dos livros? É o que move os capítulos de "Sangue de Tinta". Duvida do poder das palavras? "Morte de Tinta" nos mostra exatamente o quão poderosas algumas linhas podem ser.

Os volumes são cheios de reviravoltas e aventuras. Em cada livro surgem "novas caras", e os personagens são muito bem caracterizados, únicos, como Dedo Empoerado, que literalmente brinca com fogo e Elinor, tia-avó de Meggie, uma devoradora de livros, e Basta, o capacho, com sua navalha cruel. Uma particularidade desta coleção é que cada capítulo é aberto com trechos de livros que se relacionem com o enredo - a coletânea de citações vai de Shakespeare à J.K. Rowling.

Sei que muitos não gostam de livros de fantasia, mas ainda ssim esta trilogia pode e deve ser lida por todos, afinal, qualquer pessoa apaixonada pelo "mundo de tinta" vai se identificar bastante entre as páginas da série.

6 comentários:

  1. Já me recomendaram ler essa série e eu fiquei bastante interessada, parece ser muito bom. Livros de fantasia são sempre ótimos, eu adoro e com certeza lerei esses quando tiver a oportunidade. (:

    Bj;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  2. Oii
    Ah gosto de histórias de fantasias.. mas nunca li.. visualmente fica lindo quando resolvem adaptar
    Coração de Tinta eu nunca assisti.. foi bem adapatado?

    beijos e bom final de semana
    Nana - Obssesion Valley

    ResponderExcluir
  3. Anônimo15.1.12

    Eu tenho vontade de conhecer os livros, sempre que vejo na livraria fico namorando essa capa *-*

    ResponderExcluir
  4. Essa trilogia é muito bem falada e tenho vontade sim de ler os livros!
    Deve ser interessante ver personagens que gostem de livros como nós.
    Só não gostei das capas hehe!

    beijos,
    Aninha
    True-Isnights - http://true-insights.net/

    ResponderExcluir
  5. Oii!!
    Eu amo livros de fantasia, e já li ótimas resenhas sobre esses livros, quero muito ter a oportunidade de lê-lo em breve!
    É a primeira vez que visito o seu blog, ficaríamos super felizes com a sua visita
    ao nosso blog também, te convido para conhecê-lo ^^

    Beijos!
    Elidiane - Leitura entre amigas
    leituraentreamigas.blogspot.com

    ResponderExcluir