Como todos já devem estar sabendo, começou no dia primeiro deste mês a XV Bienal do Rio de Janeiro. Muitas atrações e novidades já foram colocadas à mostra pelas centenas de editoras espalhadas ao redor do Rio Centro, na Barra da Tijuca, atraindo leitores de todas as partes.
Embora não se questione a qualidade da programação - e nem é essa a intenção deste que vos escreve, uma vez que eu ainda irei na edição deste ano - fica sempre a pergunta, principalmente na mente daqueles que não são leitores assim tão assíduos: Por que ir a Bienal?
Ora, basicamente o que se encontrará lá são livros. Livros e mais livros de romance, terror, ficção, comédia, suspense, fantasia, que atingem todas as faixas etárias da população. Basicamente é a exposição de livros e editoras num mercado que ainda é muito simplório em nosso país, porém em constante crescimento. E o que você tem a ver com isso?
Simples, em minha opinião: A Bienal geralmente não apresenta grandes novidades bombásticas. É uma programação bem estruturada e organizada nos moldes de alguns anos atrás. Porém, é justamente a organização - geralmente bem realizada - que dá a fama ao evento. É uma grande oportunidade para colher informações sobre aquele livro que atraiu a sua atenção na prateleira de alguma livraria, ou comprar alguma edição que é difícil de encontrar. Tudo isso num ambiente super tranquilo e que facilita a exposição.
Outra qualidade que é importante destacar é a infinidade de livros a um preço baixo, mesmo não se tratando de best sellers, mas que podem se revelar uma leitura bastante proveitosa. Digo por experiência própria. Alguns livros da minha estante não possuem o marketing de um Crepúsculo, mas são exponencialmente melhores do que o best seller em questão.
Você pode colher mais informações no próprio site da Bienal, onde poderá escolher o melhor dia para ir, baseado na programação do evento. Mas se você não for um leitor tão assíduo, eu o aconselho a ir. Vá a Bienal no Rio Centro, veja as prateleiras das editoras, converse com as pessoas e, caso seja possível, dê uma chance a algum livro, mesmo que não seja um best seller. Você poderá se surpreender com as descobertas de uma boa leitura.
Oi ..
ResponderExcluirInfelizmente eu não posso ir. Quem manda morar longe né? Mas enfim, quem mora ai perto, não deixa passar a oportunidade. Vai lá e aproveita bastante, rs.
Adorei o post! :)
João Victor
http://www.amigodolivro.blogspot.com/
Fui ontem, comprei 11 livros. Tem uns que estão com os mesmo preços das livrarias, mas em outros que estão valendo muito a pena, principalmente os pockets.
ResponderExcluirBjs
http://maviealeatoire.blogspot.com/
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAh...
ResponderExcluirse eu morasse por aí, iria com certeza!
Por aqui tem o SALIPI. Um evento bem interessante.
Beijos