
Os vinte e quatro participantes são nada mais que um casal de cada distrito escolhido por sorteio num evento chamado Colheita. E Katniss Everdeen, habitante do décimo segundo distrito, se vê dentro dessa terrível punição vinda da capital (que controla os distritos e dispõe de melhor estilo de vida. Nada diferente da relação capitalista.) quando sua irmã Prim, de apenas doze anos, é sorteada. Katniss, temendo pela irmãzinha, se voluntaria como tributo (nome atribuído aos jogadores).
Sagaz, irônica e extremamente crítica acerca do mundo injusto em que vive, Katniss tem então que usar suas habilidades de caçar e correr , e tem de adquirir uma outra: a de convencer. Porque muito mais que um jogo, sua vida é posta em um show, no qual ter a simpatia do público pode lhe conceder minutos a mais de vida. Seu companheiro de distrito, Peeta Mellark, com ajuda do mentor de ambos, Haymitch, cria uma imagem dos dois como casal desafortunado. E isso põe os dois em alta: o público ama (sempre amou e sempre amará, diga-se de passagem) um drama romântico. Mas até que ponto isso é mentira para os dois?
Suzanne Collins traz muitas críticas transvestidas de ficção. É um livro divertido, que transtorna, adrenaliza, mas que acima de tudo, traz várias reflexões muito conflituosas sobre manipulação, monopolização de poder e insensibilidade com os direitos humanos. Afinal nada melhor do que ter contato com um possível futuro para pensar um pouco no presente.
Parabéns pela resenha Mallú! Muito em breve pretendo ler Jogos Vorazes. Beijos!
ResponderExcluirhttp://www.newsnessa.com/
Parabéns
ResponderExcluirMuito bom!
Selene Blanchard
Blanc – ModaeEu.blogspot.com – TEM PROGROÇÃO COM BlackBerry
Espero sua visita!