23.3.11

Sobre livros: Mashup literário.

O termo "mashup" significa misturar. Na literatura, este conceito vem sendo aplicado, e talvez - só talvez - seja uma nova tendência. A idéia é pegar um livro clássico e, baseando-se na história original, e criar uma história "atualizada" a partir daquele enredo e personagens. Na maioria das vezes, os mashups são relacionados a zombies, vampiros, e outros seres fantásticos (fica a dica para os fãs de ficção) e a intenção dessa mistura é atrair o interesse dos jovens para a literatura clássica em si.
O problema é que esses livros vem sendo muito criticados pois há quem jure que essa mistura é desnecessária, desmoraliza a obra original, ou torna o livro simplesmente ruim ao invés de atrair novos leitores. Ainda não li nenhum no estilo. E vocês, o que acham?


Orgulho e Preconceito e Zumbis, baseado em Orgulho e Preconceito - Jane Austin.
Autor: Seth Grahame-smit.
Editora: Intrínseca.
Número de páginas: 320.


Leia os primeiros capítulos.





O Alienista Caçador de Mutantes, baseado em O Alienista - Machado de Assis

Autor: Natália Klein.
Editora: Lua de Papel.
Número de páginas: 128.



Leia os primeiros capítulos.

18 comentários:

  1. Ainda não li nada desse novo genero hehe...tenho muita vontade de ler orgulho e preconceito e zumbis, mas ainda não tive oportunidade de comprar. A coleção dos clássicos fantásticos da lua de papel ja ta aqui na minha estante, só esperando dar uma folguinha hehe

    Adorei o blog

    beijos
    Ale


    http://futilmasinteligente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. huhushauhusa
    Não sei se dá certo, mas que é diferente é, né?!

    Beijos
    Rapha - Doce Encanto.

    ResponderExcluir
  3. Será que é bom? hauahauahauhauaha

    ResponderExcluir
  4. oie! esse lance de fazer isso com livros famosos/classicos eh estranho
    Nao sei bem se concordo ou discordo, ainda tive a chance de ler nenhum para pode julgar, mas acho que meio que acho desnecesaria essa "transformaçao", digamos assim :D

    bju
    letracomasa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Que legal, não conhecia O Alienista Caçador de Mutantes, vou acrescentar a minha lista...

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto da ideia...
    Alguma coisa um tanto diferente, com uma ironia na medida certa, cai bem.
    O problema é quando o livro se torna absolutamente trash...não sei, mas não consigo ler, é como se fosse um filme de comédia horrivelmente adaptado pras páginas. =P
    Não li nenhum desses, então não sei como ficou, qualquer dia pego pra dar uma conferida. ^^

    ResponderExcluir
  7. De fato, os mashup estão ganhando mais as prateleiras das livrarias, e com eles, os clássicos estão ressurgindo de uma maneira diferente. Não creio que essas histórias agridam a imagem dos clássicos, pelo contrário, elas incorporam histórias antigas, em atuais. Sou totalmente a favor. Gostaria de conhecer o dono dessa ideia.

    ResponderExcluir
  8. Já pensei muitas vezes em ler O/P e Zoobies, mas ainda fico na dúvida. Como fã da Jane austen, tenho um certo receio.

    Acho que é interessante a recriação, mas quando você é muito fã de uma obra, acaba ficando com medo de terem estragado tudo.

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda não li nenhum livro desse tipo, mas Abrahan Lincoln - Caçador de Vampiros está na minha listinha.

    Bjs - Maah
    Nerd Leitora

    ResponderExcluir
  10. Anônimo25.3.11

    Realmente, estes tipos de livros me interesaram muito, e eu quero ler. Mas, só por ter algo de ficção (que adoro muito) vou ler os primeiros capítulos. Beijos ;*

    ResponderExcluir
  11. Interessante sua postagem. Acho que vale a pena se aventurar nesse tipo de releitura quando a obra que é parodiada não mudou sua vida, mas apenas o agradou. Tenho certo receio e prefiro não correr o risco de ver um livro que me marcou profundamente sendo parodiado de forma a fazer com que eu não goste mais tanto dele, mas isso é uma opinião minha.

    Seguindo!
    Um abraço,
    http://livrosletrasemetas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá.

    Belo trabalho você está fazendo.
    Estamos seguindo, espero que você siga a gente tbm.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  13. Estou curioso para ler Orgulho e Preconceito e Zumbis, me parece ser bem interessante, e acho que essas alterações podem render bons frutos. Mas enfim ainda tenho de ler o livro.

    http://sempre-lendo.blogspot.com/

    Abraços
    Juan

    ResponderExcluir
  14. Anônimo26.3.11

    Sempre quis ler um desses livros assim. Principalmente Orgulho e Preconceito e Zumbis!

    ResponderExcluir
  15. Ainda não li nenhum livro do gênero... Mas Orgulho e Preconceito e Zumbis me chamou atenção.
    Beeijos

    Marina - http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Huahauahauah, bom já li livros desse gênero, depois de ler o original. Vc pode ler uma obra e ao mesmo tempo rir muito de sua nova versão, isso não significa que a obra original ficou comprometida. Um leitor deve saber a diferença e, outra, que esses tipos de livros mostram que existe muita imaginação no mundo. E por que não misturar com a minha? =], Bjos, adorei o blog

    ResponderExcluir
  17. Eu li o Abrahan Lincoln, caçador de zumbis, do mesmo autor deste Orgulho e Preconceito e Zumbis e achei muito legal - apesar de ser um mashup da vida dele com vampiros. Eu estou doida para ler esta segunda coleção de livros, parece realmente muito legal. *-*
    Abraços, adorei o blog *-*

    Rachel Lima
    http://etcoetra.blog.br

    ResponderExcluir
  18. nossa eu amo jane austen e eu amei orgulho preconceitto e zumbis!!! é perfeito.
    bjs
    mari
    like-i-like.blogspot.com

    ResponderExcluir