Quando eu assisti ao filme Desventuras em Série há muito tempo atrás, confesso que fiquei com um sentimento de decepção. De fato, tirando as atuações de Jim Carrey e Meryl Streep, pouco se sobressai no filme de 2005. Mas afinal, não estamos aqui para falar do filme, e sim do livro, que é fantástico.
Desventuras em Série - Mau Começo
Gênero: Literatura Infanto-Juvenil
Lançamento: 2006
Autor: Lemony Snicket (Daniel Handler)
Editora: Cia. das Letras
Escrito por Lemony Snicket - pseudônimo do autor Daniel Handler, que acaba sendo um participante indireto da história, pois é ele quem a narra - o livro relata o início das tristes aventuras dos irmãos Klaus, Violet e Sunny Baudelaire.
Violet é a mais velha. Dona de um intelecto surpreendente, possui um dom de inventar coisas. Quando quer inventar, toma o cuidado de prender o cabelo com uma fita, para que a franja não atrapalhe os pensamentos. Klaus é um devorador de livros. Provavelmente já leu mais livros do que qualquer um e lembra exatamente tudo o que leu. Sunny é a mais nova dos Baudelaire, com apenas quatro dentes, mas dona de uma mordida poderosa. Sua linguagem única só é entendida pelos irmãos.
Após perderem seus pais num incêndio que destruiu sua casa, os irmãos são abordados pelo sr. Poe, um banqueiro amigo da família que controla a herança das crianças. No testamento, conforme conta o Sr. Poe, os Baudelaire deveriam ficar sob a custódia de um parente até alcançarem a maioridade.
Neste ponto entra a figura maquiavélica do Conde Olaf, um parente tão distante que as crianças jamais haviam ouvido falar dele: Um homem estranho, excêntrico e com uma tatuagem misteriosa de um olho no tornozelo esquerdo. Olaf submete os irmãos às tarefas pesadas de sua casa imunda, cheia de amigos duvidosos. Ele é o típico vilão que deseja apenas botar as mãos na fortuna das crianças, sem medir as conseqüências ou meios para conseguir tal objetivo.
Como os irmãos Baudelaire não possuem direitos sobre a herança antes de se tornarem maiores de idade ou se emanciparem através do casamento, o conde Olaf coloca em ação um plano para se casar com Violet e se tornar o responsável pela herança. Começa os preparativos para a peça “O casamento maravilhoso”, idealizada por Olaf e sua trupe falida. A peça, na realidade, é uma farsa, que envolve a vizinha e simpática juíza Strauss - que curiosamente é uma mulher inocente - para validar o casamento. Para forçar Violet a se casar, Olaf prende Sunny e ameaça matá-la, caso a menina não colabore com o plano.
O livro possui uma linguagem fácil e os personagens são bem cativantes, diferente do filme que acabou ficando muito corrido, na minha opinião. Snicket, no papel de narrador, consegue prender a atenção do leitor, aumentando o desejo de chegar ao fim, apenas para descobrirmos que a série de desventuras apenas começou para os irmãos Baudelaire.
“Mau Começo” é o primeiro, da série de treze livros das desventuras, publicados pela Cia. das Letras, cuja leitura é altamente recomendada para todas as idades.
Desventuras em série é ótimo!!
ResponderExcluirPouca gente conhece a história dos irmãos Baudelaire, mas se conhecesse ficariam viciados!
Já li todos os livros até o "Fim" e adoro a série.
ótima resenha!!
bjin
http://memoriasdeguigui.blogspot.com
Sou apaixonada pelo filme e não sbia que tinha livrso sobre o assunto, vou procurar lê-los. òtima dica !
ResponderExcluirBjs
http://maviealeatoire.blogspot.com/
Amo Desventuras em Série. *-*
ResponderExcluirFaz um tempão que eu li e infelizmente não consegui ler os dois últimos acho. :(
Mas amei todos que eu li.
São bons e de fácil compreensão.
(:
Adoro o filme! Não tive a oportunidade de ler nenhum livro ainda, uma pena :/
ResponderExcluirAdorei a resenha!
Beijos, Kamila.
http://vicio-de-leitura.blogspot.com
Ah...
ResponderExcluirEu até tenho vontade de ler, mas é tão comprida e carinha!
Vou esperar uma promoção!
Bjinhos
Psiu!
http://www.SilencioQueEuToLendo.com.br
T_T.... você não tem noção do numero de vezes que namorei esse livro e não consegui comprar.... TODAS as vezes rola uma química entre a gente e eu não compro!rsrs
ResponderExcluirEnfim... vamos ver se eu consigo, né?
Beijos!