8.10.12

A filha da minha mãe e eu, Maria Fernanda Guerreiro

    Emocionante do começo até o fim, A filha da minha mãe e eu traz uma bela história de amor e cumplicidade em família.
    Mariana está prestes a ter seu primeiro filho, mas sua experiência em família não lhe traz boas lembranças, e por isso, a alegria da maternidade é tomada por um grande medo de repetir a mesma ladainha com sua filha o que aconteceu na relação dela com a mãe.
     Dona Helena, por alguma razão, estava sempre às avessas com a filha. Segundo Nana, ela sempre privilegiou seu irmão, Guga, e sempre teve ciúmes do relacionamento dela com o pai. Com essas implicações, Mariana foi se tornando uma garota submissa, sempre procurando evitar confusões com a mãe.
    Mas tudo nessa vida tem motivo. Mariana, ou carinhosamente chamada Nana, vai discorrendo sobre sua relação conturbada com dona Helena ao passar dos anos. Mais madura, ela descobre coisas e percebe que sua mãe não fazia nada por mal. Ela percebe que há muitas coisas por trás da história da sua vida, e outros pontos de vista.
     O livro é lindo mesmo, vale muito a pena. Faz pensar em nossas relações familiares, em todas essas complicações que toda família tem, só que de maneiras diferentes. Os personagens são muito reais, não moldados em uma só característica imutável. Não há vilões na vida real. Há pessoas, e pessoas são imperfeitas. E por serem assim, existem os erros e os perdões. Maria Fernanda Guerreiro retrata bem isso em sua obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário