1.10.12

Diários do Vampiro - O Despertar , L.J. Smith

    Com um tema típico de comédia romântica adolescente, e uma pitada de sobrenatural, L.J. Smith constrói um dos ápices dessa fase vampiresca que a literatura passou recentemente. 
    O livro ambienta-se em Fell's Church, e concentra-se na história de Elena. A protagonista faz o exato esteriótipo de rainha da escola: loira, linda e extremamente popular. O fim das férias de verão após a morte recente de seus pais trará uma volta às aulas desconfortável. Mas outra coisa vai tomar conta da sua cabeça: a chegada de um belo estrangeiro. Stefan Salvatore, ao contrário dos outros caras, não dá a mínima atenção à Elena. E isso a frustra imensamente. Contudo, a garota descobrirá que ele não a esnoba, simplesmente. Há muitos segredos por trás de seu comportamento frio. 
   A narrativa não é longa, e é bastante subjetiva. A autora põe dentro dos fatos os pensamentos que acompanham os personagens, logo o leitor tem contato maior com as emoções do momento, o que torna a leitura ainda mais emocionante. Contudo, o foco é muito direcionado para os protagonistas. Há outros personagens que deveriam ganhar um aprofundamento maior, mas acabam ficando de lado, o que torna o rumo da estória mais puxado para o romance. 
    O mais interessante do livro é observar como Elena amadurece da primeira à última página. Ela é apresentada como uma garota acima de tudo fútil, por ficar contrariada quando Stefan a ignora, e ela, por vingança, inventa um namorado fictício para não ficar com má reputação. Mas quando o amado vai deixando de lhe ocultar as coisas, ela mostra uma aceitação tão grande e compreensiva que a garota do início fica para trás e uma mulher toma posição em seu lugar.

Um comentário:

  1. Gosto bastante dos livros de Diários do Vampiro, mas assim como a maioria prefiro o seriado. Faz tanto tempo que li o primeiro livro que quase nem lembro direito como é a história rs' É sempre bom quando observamos que o personagem evolui ao longo da história (:

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir