25.2.13

Resenha: Madame Bovary

Começo dizendo que, para retomar as atividades do blog, escolhi um livro especial. Meu interesse por Madame Bovary surgiu das aulas de literatura do cursinho. O professor falava sobre o valor histórico e social da literatura e junto com a indicação do livro, veio a provocação: "duvido que vocês cheguem ao final de madame bovary sem mudar alguns conceitos". Pois bem, aceitei o desafio.
    Entretanto, shame on me, entre tarefas e outras leituras, só fui ouvir novamente sobre o livro nas aulas de literatura da faculdade e, graças a um spoiler que veio na hora certa, terminei de ler.
    Pois é. Terminei e gostei tanto que trago hoje a indicação aqui para vocês. Madame Bovary é sobre família, amor (ou a falta de), traição e costumes. Através da história do relacionamento de Emma e Charles Bovary, além de mergulhar no drama do enredo, que envolve a infelicidade de uma esposa e a devoção contraditória de um marido, captamos tabém um pouco do que seria uma província francesa do século XIX.
    O enredo é simples, realista e até mesmo comovente, a mágica desse tipo de livro é que eles funcionam quase como uma máquina do tempo e te transportam pra longe no tempo e no espaço. O final da trama é forte e muito bem escrito, para ser lido de um fôlego só, para mim, um dos melhores finais  o mais me ganhou entre os livros que li até agora, e foi, inclusive, o spoiler que despertou definitivamente meu interesse pelo livro, foi o professor comentando, sem muitos detalhes, o final da história.
    Depois de contar minha história com madame Bovary e minhas impressões, encerro esse post que foi mais uma indicação do que uma resenha, dizendo que de fato, este é um livro que pode mudar sua visão, se não a respeito do conceito de família, sobre aparencias e o comportamento das pessoas.

Livro: Madame Bovary
Autor: Gustave Flaubert
Gênero: Ronance
Editora: Abril
Páginas: 261

Nenhum comentário:

Postar um comentário