4.9.13

Resenha: "Garotas de Vidro"

    O livro de hoje não é um clássico, nem é escrito por um autor cult. Na verdade, eu arriscaria dizer que a autora é pouco conhecida, pelo menos no Brasil. Recebi Garotas de Vidro como cortesia da respectiva editora há algum tempo atrás, finalmente resolvi tira-lo da prateleira, e - inesperadamente - acabei tão capturada pela leitura que terminei no mesmo dia as 272 páginas. Este livro pode não ser complexo em termos de escrita e estética, porém, não se trata de uma leitura assim tão leve.
      O livro não traz grande coisa em termos de enredo, mas a leitura se torna forte pela narração em primeira pessoa. Você não lê sobre uma garota com anorexia, você é posto no papel de uma, e Laure Halse Anderson pinta o retrato com excelência. A prova disso é que, por mais inacreditável que possa parecer, trechos deste livro, circulam por redes como o Tumblr quase como citações motivacionais, como é o caso da imagem do post. Há pelo menos três páginas do livro grafadas deste modo, apenas as palavras "Não. Devo. Comer.".
"Lia está doente e sua obsessão pela magreza a deixa cada vez mais confusa entre a realidade e a mentira. Mas ela perde totalmente o controle quando recebe a notícia de que sua melhor amiga, Cassie, morreu sozinha em um quarto de motel. E o pior: Cassie ligou para Lia 33 vezes antes de morrer. Neste livro, Laure Halse anderson aborda de modo realista a dolorosa condição de jovens que sofrem de transtornos alimentares e sua complicada relação com o espelho e consigo mesmos." 
    Apesar de a situação da personagem central ser problemática por outros fatores com que identificar-se é menos provável, a questão principal do livro reflete a situação de vários jovens ao redor do mundo. Pois é. Fica a indicação, como curiosidade para aqueles que desejam saber um pouco mais sobre o universo dos distúrbios alimentares, para aqueles que querem ter uma noção de como funciona a cabeça de uma pessoa com estes distúrbios, ou para aqueles que querem apenas soltar algumas interjeições de surpresa/revolta durante a leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário