1.9.13

García Márquez, Green e o Labirinto


Sendo a infelicidade é algo que todos nós sentimos pelo menos em algum momento da vida, o questionamento de hoje é quase parte de um processo lógico natural do ser humano: como lidar com a tristeza? Não, nós não temos a resposta, e na maioria das vezes ela não vem fácil. De todo modo, é este o ponto que une as duas obras que trago para vocês.

Acredito que Quem é você Alasca? foi o primeiro livro de John Green a ser publicado aqui no Brasil, e lamento ter levado tanto tempo para descobri-lo. Green escreve para jovens, em linguagem cotidiana, e por muitas vezes tudo o que seus livros trazem é uma história de amor - como é caso de A culpa é das estrelas. Porém, seus livros me parecem ter alguma coisa a mais que os torna realmente bons. Sobre o enredo de quem é você alasca, não digo coisa alguma, pois a história fica muito mais legal  quando você descobre todos fatos por si mesmo (mas você pode encontrar a sinopse aqui).
Também deixo em suspenso o que exatamente conecta o livro anterior e este, mas digo logo que O general em seu labirinto é citado pelos personagens e não demorou para que eu ficasse curiosa. Este livro - quem sabe? - poderia muito bem ter sido toda a inspiração de Green pra eescrever Alasca, apesar de ambos serem bastante diferentes. Esta leitura não só é interessante para que o leitor pegue por completo a referência, mas porque a escrita de Gabriel García Márquez é densa, afiada  e incrível. Dizer que este livro trata apenas de infelicidade é reduzi-lo absurdamente. (confira a sinopse aqui)


Agora, o que diabos felicidade e labirinto tem em comum? Bem, não é difícil descobrir. Deixo a pista:
"- Carajos! - suspirou - como vou sair deste labirinto?"

Um comentário:

  1. Olá Isabela meu primeiro contato com o John Green foi exatamente com esse livro. Ele pode até ter uma romance, mas é bem mais do que isso.
    Fiquei curiosa para ler O general em seu labirinto, mas depois que terminei Alasca acabei esquecendo.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir