9.1.14

Os livros da Clara Averbuck

     Recentemente, descobri a incrível Clara Averbuck, através de seu livro de crônicas Cidade grande no escuro. Neste livro - que por sinal, tem uma capa dura linda - a autora traz relatos dos mais variados tipos, narrando suas experiências como mulher, escritora, mãe e moradora da cidade grande (alô, São Paulo). São textos curtos, rápidos e inteligentes.
     Um dos motivos que me fez gostar tanto do livro é: me mudei para São Paulo há dois anos, e acredito que nenhum autor conseguiu captar tão bem como é frustrante, fascinante e transformador morar, ali hoje. Ninguém conseguiu descrever a relação de amor e ódio que todo mordor de São Paulo passa a ter quando chega na cidade. Clara conseguiu captar o efeito exto que São Paulo tem sobre quem chega, com o bom e o incômodo, a risada e o desespero.
"Cidade Grande no Escuro, o novo livro de Clara Averbuck, confirma o talento de uma das vozes mais originais e criativas de sua geração. As crônicas de Clara já conquistaram uma legião de leitores pela internet, e ficam ainda mais saborosas juntas, reunidas em livro. Seu olhar aguçado nos traz uma metrópole muito particular, que também se mistura e serve de metáfora para aquele outro lado da vida urbana que se vive internamente, entre quatro paredes."
      A escrita desta moça é moderna, simples sem ser rasa demais, divertida, dolorosa, romântica, criativa. São 52 crônicas publicadas por aí entre 2004 e 2012 que você vai devorar, amar e e fechar o livro querendo mais - eu sei que eu quero. Clara Averbuck é uma das escritoras brasileiras atuais que mais me agradou nos últimos tempos, e eu adoraria ver os livros delas espalhados por aí.

Livro: Cidade grande no escuro
Autora: Clara Averbuck
Editora: 7Letras
Páginas: 154.

Nenhum comentário:

Postar um comentário